Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

1º Encontro dos Alunos do Colégio

Foi com agradável surpresa, que andando algures pelos Pirinéus, recebi no meu telemóvel, uma mensagem enviada pelo J. A. Pinto, a informar-me de um almoço convívio, com os alunos (1956 a 2001) do Colégio de Penamacor, Externato de Nossa Senhora do Incenso, a realizar-se no parque de campismo do Freixial, na Ribeira da Baságueda, no dia 3 de Julho de 2010, com data limite de inscrição até dia 26 de Junho.
Não respondi, porque, desde a partida para a minha viagem, que já tinha decidido, no regresso, passar por Penamacor dia 27, todos os meus companheiros das duas rodas sabiam que, chegados a Plasência, eu tomava a direcção de Penamacor.
Queria dar o sim da minha presença de viva voz. Isso fiz no dia 28.
Assim, sábado, e muito antes da hora marcada, junto com o meu amigo Mitó, lá fomos até ao parque de campismo do Freixial.
As presenças ainda eram poucas, e poucas conhecidas.
Aproveitei para dar uma voltinha pelo parque, é um espaço deveras agradável.
Resolvi beber um aperitivo antes do almoço e fui até ao bar de apoio que funciona no parque.
Sentei-me num local estratégico, discretamente observava quem chegava.
Beijos e abraços sucediam-se.
Durante algum tempo, ali estive de olhar perdido naquelas caras maioritariamente desconhecidas, porque algumas, junto com o Mitó, num hercúleo esforço memorístico, lá as fomos reconhecendo, caras que nem sequer imaginava ali ver.
Sentimo-nos ali meninos, num determinado espaço de tempo, éramos com toda a certeza os dois únicos seres abaixo da barreira do meio século.
Outros e outras chegaram. A média começou a baixar e os nossos espíritos alegraram-se.
Por outras razões também.
Via agora à minha frente adoráveis e respeitáveis avozinhas, algumas com caras já sulcadas pelas rugas, beldades de outrora, do meu tempo de menino estudante, entre os anos idos de 71 a 78 do século passado do milénio transacto, que povoaram os meus sonhos de adolescente rebelde.
Recordar, afinal também é viver.
Chegou a hora do Banquete.
Entradas:
Bola de Ervas, Bolos de Bacalhau, Croquetes de Atum, Croquetes de Carne, Queijos, Paio
Frios:
Salada de polvo, Salada de Atum, Saladas Frias, Pézinhos de Porco de Coentrada, Orelha de porco, Pataniscas de Bacalhau, Beringela Frita, Courgette Frita, Sardinha Escabeche, Peixinhos da Horta.
Quentes:
Sardinha, Entrecosto, Febras de Porco, Salsichas, Enchidos.
Bebidas:
Quinta dos Termos - tinto e rosé, Quinta dos Currais - Síria Branca, Águas e Refrigerantes.
Sobremesas:
Bolos secos, Tigelada, Pudim de Côco, Pudim de Ovos, Tortas, Bolo de Bolacha.
Nada a comentar, nada mais a exigir. Durou até à hora do jantar.
Houve convívio São, fados de Coimbra, foi uma tarde inesquecível.
Pela primeira vez soube, que o Colégio onde estudei tinha um Hino.
Senti um arrepio interior quando o ouvi cantar.
Os meus Parabéns e o meu mais sincero Obrigado à comissão organizadora por este 1º Encontro dos Alunos do Colégio de Penamacor, Externato de Nossa Senhora do Incenso.
Não termino sem libertar um desabafo.
Há quase dois anos comecei uma pesquisa, junto com o Cabanas, afim de encontramos os finalistas de 77 / 78 do E.N.S.I.
Serviria para começo de um almoço convívio mais abrangente.
Pela parte que me toca, despendi muito tempo e dinheiro, telefonemas, sms, e-mails, etc, etc.
Já com a totalidade dos nomes dos alunos finalistas desse ano, faltava apenas descobrir o contacto de alguns: morada, mail, telefone, fax, a todos os "descobertos" foi pedido para indicarem uma data, de três ou quatro propostas, para a realização do almoço convívio. Venceria a data mais escolhida.
Apenas dois ou três se dignaram responder. Um mesmo indicou um local: Tavira!?
Neste almoço, no parque do Freixial, do meu ano finalista, se a memória me não trai, apenas lá vi três rostos conhecidos, femininos.
Sinceramente esperava ver mais. Femininos e masculinos.
As conversas ouvidas na Vila, pelos/as bota abaixo costumeiros/as, não presentes, nem sequer ouso recordar.
Apenas me dá mais força, para que aqui deixe expresso:
É já, que se deve começar a preparar, divulgar, novo convívio para o ano de 2011.
Defina-se a data.
Que a informação chegue ao maior numero possível de Alunos e Professores, que passaram naquele saudoso Colégio.
Estarei ao dispor para o que for necessário.
A todos os que estiveram presentes, o meu grato Bem Hajam, pela companhia e beleza dos momentos ali vividos.
Zé Morgas

2 comentários:

  1. Pois mas realmente é preciso divulgar por todos. Eu não soube de nada...Paulo Soares

    ResponderEliminar
  2. ESTIVE LÁ...
    Este ano falhei... ... mas para o ano lá estarei na Benquerença!
    Abraço grande Zé Morgas

    ResponderEliminar